Páginas

31 de março de 2011

High tech com a CeBIT

Por Regiane Folter

O que você pode fazer com um PC, um controlador Nintendo Wii e um televisor 3D? Acertou quem respondeu uma "cyber sala de aula". Durante a edição 2011 da CeBIT, maior feira mundial de tecnologia da informação, essa e outras invenções foram exibidas para cerca de 340 mil visitantes.

O encontro das maiores inovações geek da atualidade aconteceu na cidade de Hanover, Alemanha, entre os dias 1 e 5 de março. Em seu aniversário de 25 anos, a feira trouxe novidades para todos os gostos. A CeBIT estava dividida em quatro plataformas: PRO, voltada ao mercado corporativo, GOV, visando governos e o setor público, LAB, que trouxe as novas tecnologias, dignas de filme de ficção, e a LIFE, com soluções de consumo para todos que têm um estilo de vida digital.

Leia mais no Comando Login.

Dengue: um inimigo pequeno, mas que pode levar à morte

Reportagem: Paula Monezzi

Hospitais e postos de saúde lotados e filas para ser atendido. Apesar de todas as campanhas feitas em nível nacional e regional, o número de casos de dengue não para de crescer e, em Bauru, a realidade não é diferente. Só nessa segunda feira, foram diagnosticados 108 casos da doença nas unidades de saúde da cidade.

A dengue, doença viral transmitida pela picada mosquito fêmea do Aedes Aegypti, é, na maioria dos casos assintomática ou com o surgimento de sintomas leves. Segundo a médica Ana Luzia Mattos, “a maioria dos casos possuem resolução espontânea sem maiores complicações”.

Ela explica que os sintomas mais presentes são dor atrás dos olhos, dores musculares, náuseas, vômitos e febre alta. “A maior preocupação são os casos de dengue hemorrágica, que se manifesta com alterações laboratoriais, sangramento espontâneos e até choque, que é uma redução do volume circulante, causando isquemia de tecidos. Ela é perigosa e leva à morte”, explica Ana Luiza.

Leia Mais no NJ Notícias.

Nas vias entupidas de Bauru

O rápido crescimento do número de veículos dificulta o trânsito
Reportagem: Alisson Lopes

A cidade de Bauru é localizada no interior do Estado de São Paulo e nem por isso deixa de sofre com problemas rotineiros de uma cidade grande. O aumento do número de veículos que circulam a cada dia na cidade torna o trânsito caótico em determinadas horas e locais. Esses problemas acabam gerando um nervosismo na população, acarretando em sérias implicações, a maioria envolvendo acidentes.
As facilidades para adquirir um veículo implantadas pelo Governo Federal, o atual momento do crescimento econômico do município e a diminuição do uso de transporte público em horários de pouco fluxo contribuem para o aumento no número de automóveis na cidade.

“Nós já esperávamos um aumento de frota, mas não da forma que vem acontecendo, com uma taxa de crescimento elevada”, afirma o engenheiro da EMDURB (Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru), Aníbal dos Santos Ramalho. Para ele, além disso, a imprudência e a falta de gentileza dificultam o tráfego nas ruas de Bauru.

Leia Mais no NJ Notícias.

Pato Fu e sua música de brinquedo

Show da banda mineira atrai crianças, jovens e adultos
por João Paulo Monteiro


fotos: Vanessa Cancian

No último domingo, dia 28, o público delirou e aplaudiu de pé a mistura do pop-rock do Pato Fu com os bonecos Groco e Ziglo do grupo de teatro Giramundo. O mais recente trabalho dos mineiros do Pato Fu, Música de Brinquedo, animou crianças, jovens e adultos presentes no SESC Bauru.

O Pato Fu trouxe para a cidade covers de várias canções conhecidas, porém, com arranjos diferentes e inovadores.  Foram versões de “Live and Let Die” de Paul McCartney, “Love Me Tender” de Elvis Presley, além de músicas já consagradas do próprio repertório do Pato Fu como “Simplicidade”, “Eu”, “Sobre o Tempo” e “Made in Japan”. O diferencial fica por conta dos instrumentos utilizados pela banda. Ao invés dos tradicionais, como guitarra, bateria e baixo, o Pato Fu se apresentou tocando somente instrumentos de brinquedo ou em miniaturas, além de flautas, xilofones e vários brinquedos, como chaveiros, chocalhos e apitos.

Leia Mais no NJ Notícias.

14 de março de 2011

Terremoto no Japão se torna o 4º maior da história

O terremoto, que ocorreu na ultima sexta-feira, dia 12, causou um tsunami com ondas de 10 metros de altura que devastou a costa nordeste do Japão e chocou a população mundial. Os especialistas japoneses tinham afirmado que a magnitude do tremor havia sido de 8.8. Mas, uma revisão feita pelo Serviço Geológico dos EUA, agência americana que estuda terremotos, elevou nesta segunda-feira (14) de 8,9 para 9 a magnitude. Com isso o terremoto passou de sétimo para quarto na escala de intensidade dos terremotos da história.

Leia mais no Falando em Política.