Páginas

11 de dezembro de 2010

Cólera abala o Haiti

O Haiti foi assolado por duas tragédias - primeiro, o terremoto de 7.3 na escala Richter e depois, o furacão Tomas - e agora, enfrenta uma epidemia de cólera.

Destruídos pelas duas primeiras tragédias, o país tem sofrido com a cólera desde outubro, devido a falta de saneamento básico e água potável. A estimativa é de que mais de 1600 pessoas tenham morrido e 70 mil já tenham contraído a doença.

Entre os problemas encontrados no país, a organização Médicos sem Fronteira (MSF) salienta o feriado dos mortos - que levou a doença a todas as dez províncias do Haiti - e a volta dos tratados para os locais aonde se contaminaram originalmente. Apesar das campanhas de conscientização veiculadas por todos os orgãos independentes, o país sofre cm a falta de água potável, saneamento básico e higiene. Segundo os próprios habitantes, não há porque a divulgação da prevenção se os haitianos não tem condições de arcar com tal despesa. O país não tem condições de se reerguer sem ajuda já que 80% das estruturas foram destruídas no começo do ano. O Haiti tem atualmente 1,4 milhão de desabrigados que vivem em campos abertos, vivendo de batatas e outras vegetais que encontram.

Leia mais no Diferente, Pero no Mucho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário